Aa ab

Friday, December 01, 2006

Ahhh malandros...então foi assim que eles fizeram!!!!
....

Qualque pessoa que tenha tentado replicar uma experiência baseando-se numa descrição publicada num artigo científico, sabe que isto pode ser difícil, frustrante, e não raramente próximo do impossível. Os protocolos na secção dos métodos estão quase sempre incompletos, mesmo imprecisos, e por vezes levam o esperançosos leitor a uma consulta "never-ending" de referências a artigos prévios, chegando eventualmente a um protocolo apenas marginalmente relacionado com o que se propôs encontrar.
...

Uma resposta a este problema, pelo menos para alguns casos, pode ser um novo "video-jornal" que á cabeça conta com Moshe Pritsker, um posdoc no MIT. O Journal of Visualized Experiments (JoVE) (já previamente mencionado em outros blogues de ciência: aqui e aqui) permite aos investigadores submeterem os seus próprios protocolos detalhadamente em formato vídeo (acompanhados de uma descrição textual), esperando-se assim uma melhor transmissão do conhecimento científico e permitindo a outros cientistas reproduzirem as mesmas experiências no seu laboratório, na prática e não apenas em teoria. O site alberga já alguns protocolos em genética, investigação animal, biologia de células estaminais, e biologia celular, e tornará a sua primeira edição disponível hoje às 11:00 ETS.
...

Infelizmente, os protocolos não são sujeitos a peer-review (revisão por pares, e assim exito um pouco antes de apelidar o projecto de jornal), embora o sítio alegue ser este o próximo objectivo. Por outro lado, o sítio é construído num modelo de acesso-aberto, o que deve ajudar a maximizar o seu potencial de promoção da partilha da informação científica. Apesar de todos os contras, este será concerteza um excelente projecto para acompanhar nos próximos tempos.
...

Photo hosted by HDDWeb - www.hddweb.com

0 Comments:

Post a Comment

<< Home