Restauração da Independência
...
...
in wikipedia: A morte de D. Sebastião (1557-1578) na batalha de Alcácer-Quibir, apesar da sucessão do Cardeal D. Henrique (1578-1580), deu origem a uma crise dinástica. Nas Cortes de Tomar de 1581, Felipe II de Espanha é aclamado rei de Portugal. Durante sessenta anos Portugal sofreu o domínio filipino. No dia 1 de Dezembro de 1640, os Portugueses restauraram a sua independência.
1 Comments:
Bela data. Pena é que já nem o 5 de Outubro é comemorado. Não cabe à actualidade repensar as comemorações destas datas dando-lhe um pendor mais cultural! Maldita económia que nos esganas, nunca seremos um povo culto quando nem temos nem conseguimos que se reparta o suficiente para cada estômago.
Quero por fim deixar um pequeno recado histórico ao autor do blog. D.António- Prior do Crato (neto de D.Manuel I), foi depois da Morte do Cardeal-Rei, menbro do conselho da regência, antes da invasão espanhola foi aclamado rei em Santarém. No entanto o apoio dos municípios e da burguesia bem como da baixa nobreza não foi suficiente pois o ouro espanhol agregou interesses. Depois a história seguiu o seu rumo... até 1640.
Post a Comment
<< Home