Aa ab

Thursday, August 10, 2006

“Sublimes Descobertas”

...

...
"No passado dia 20 de Julho a Adega Cooperativa de Sabrosa lançou, com a pompa e circunstância, que uma situação destas requer, uma nova linha de design de rótulos e embalagens para as suas garrafas de vinho. O tema tem tudo a ver com o Navegador Fernão de Magalhães, que planeou (e também executou parcialmente) uma das maiores aventuras e provas de coragem do espírito humano, a primeira circum-navegação da terra. Fernão de Magalhães, Vinho e Paisagem são sem dúvida alguns dos principais pontos de interesse do Concelho de Sabrosa e a Adega, com esta iniciativa, concilia dois deles numa estratégia muito interessante e com grande acutilância visando um cada vez maior e mais diversificado mercado internacional. O próprio Presidente da Câmara, José Marques, afirmou que Sabrosa precisa de saber explorar as suas mais valias, adiantando que a Autarquia esta neste momento a encaminhar esforços e a estabelecer parcerias com outros Países com vista a dinamizar a imagem de Fernão de Magalhães num contexto turístico, cultural e histórico. Esta foi também a principal ideia que as várias personalidades presentes nesta cerimónia manifestaram, tendo ficado bem claro de que Fernão de Magalhães é uma figura universal e que pode dar uma visibilidade nacional e internacional ao Concelho de Sabrosa. É no entanto necessário implementar estratégias e novos projectos que englobem a Autarquia e investidores locais, numa dinâmica de oferta cultural e histórica baseada nas raízes da Vila de Sabrosa e de Fernão de Magalhães.A tradição secular do Vinho de Sabrosa associa-se agora à imagem histórica e universal que é Fernão de Magalhães, num misto de sabor, história, cultura e excelência."
...

...

Um ano passado sobre as eleições autárquicas, que culminaram com uma estrondosa e inesperada vitória dos Independentes por Sabrosa, pouco se tem visto de prático do impeto inicial do executivo. É certo que aumentou o número de exposições e eventos de indole cultural, mas nada que me faça levantar da cadeira para aplaudir de pé.
Este presidente e o seu staff reunem aquilo que de pior tem o governo socrista e não possuem qualquer das suas virtudes. Como? Bom, se por um lado são peritos em dar circo ao povo, em intervir com eloquência nos meios de comunicação social quando eles assim o solicitam, em levar os avós de Sabrosa a passear, em fazer estas apresentações insípidas de uma nova marca de vinhos (que concerteza não terá maior visivilidade que as marcas anteriores pois nada de substancial mudou na orgânica da adega de Sabrosa), etc... por outro falta-lhes sobretudo (alguma vez a tiveram?) aquela faceta reformista, de descontinuidade com o status quo (que muitos deles representavam) e que no fundo constituiu o grande atractivo da lista com que concorreram em Outubro de 2005. Isto numa vila que ainda vive e sobrevive do pioneirismo e da visão das obras de um dos seus antigos presidentes, o Dr.Milcíades Carvalho.

Este "perder de gás" só pode significar que a independência que ostentavam no nome não passou de isso mesmo - uma palavra. Aliás esta foi uma suspeita impossivel de afastar durante toda a campanha. Na lista era possível encontrar os suspeitos do costume, aqueles que teimam em participar em tudo quanto é politica naquela vila e que pouco têm para apresentar como CV.
As pessoas que por fora vão conseguindo alguma visibilidade ganha a pulso, são esquecidas, e tornam-se vozes incómodas, despatriados que perderam o direito a qualquer intervenção na vida dos seus concidadãos.
JMC

...

1 Comments:

At 7:37 PM, Blogger pichiapastoris said...

Sabrosa ainda dá que falar!

Magda

 

Post a Comment

<< Home